Nesta época lisonjeira, em que todos incrivelmente, influenciados, se tornam um pouco humanos, venho justamente falar sobre nosso pingo de humanidade e de princípios moldados ou não de acordo com o que se julga importante nos dias de hoje. Do heroísmo que surge de acordo com a situação. Ou mesmo, pessoas que se reúnem para elevar o feito por meio de mero título: heróis.

Talvez, por falta de verdadeiros heróis, nomeamos alguns, por atitudes isoladas e atípicas diante do mar de lama e porcos, a fim de incentivar e alcançar nossos próprios objetivos. Objetivos esses que para alcançá-los, bastariam os caminhos convencionais da justiça. Na falta de justiça, na dificuldade de justiça, se nomeia herói, incentivo para salvação da nossa própria lavoura.

Vejamos se agora me expresso bem, se serei legível. Nomeamos Venina Velosa ou a Menina Veneno, como nossa heroína. Me deparei com páginas recém-criadas nas redes sociais, cujos títulos eram exatamente esse, heroína.

Ora, anos se passaram, e tudo ficaria por isso mesmo. Venina Velosa, velando. Mas, em dado momento, a jovem senhora, instruída, profissional de carreira, viu por bem se manifestar, ou não viu saída a não ser, se manifestar. Salvar a própria pele? Salvar o próprio nome? Talvez, tenha escolhido o caminho mais difícil, o mais árduo, o de manter os próprios princípios. Mas, eu não sei. Não sei quais são seus princípios. Talvez, seja apenas uma tentativa de salvar a própria pele, dizer não ter se envolvido. E, não me importa. O fato é que, ela não faz isso pela nação ou pela empresa para a qual trabalhou. O faz por si.

Da mesma forma que Marina Silva tentou fazer a “nova política” e pra não dar com os burros n´água, tocou o barco na mesma velha política. Assim como confundo hoje Jô Soares com Dilma, e fica difícil dizer se essa figura é o mesmo de alguns meses que eu conhecia como humorista, apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator, músico e pintor brasileiro…

Assim como, faz por si o Ministro Luís Roberto Barroso que estreou no julgamento do mensalão com um discurso que aplaudi de pé, quando dos embargos de declaração. Em seu discurso emocionante, ele falava da reforma política, colocava o mensalão como maior escândalo do país. Recentemente, anula decisão de Joaquim Barbosa de leiloar bens de mensaleiros, libera José Genoíno para o semi aberto.

E, quando o jornalista Ricard Boechat chama os que pedem Impeachment nas ruas de idiotas, com o sórdido argumento de que estes NÃO ACEITAM A “DECISÃO DEMOCRÁTICA DO VOTO? Mas, foi ele mesmo quem narrou matéria de mais de 4 minutos só falando a respeito de FRAUDE NAS URNAS ELETRÔNICAS! Ou, com tantos fatos narrados nessa matéria, não era sua opinião era apenas sua narração? Vejam o link: https://www.youtube.com/watch?v=Kn-Fzw8x6ds . Pode ser que ele mudou de opinião. Melhor dizendo, pode ser que mudou de princípios.

O próprio Jornalista Kennedy Alencar, exímio ao tratar de assuntos relacionados à política e economia, hoje, me parece tão morno, tão suave, tão insosso ao falar da lama e dos porcos, que penso que tudo que eu percebia antes, sobre ele, era apenas tempero mesmo.

A inteligência tem várias faces, que às vezes, são máscaras. Como quando dizem: meus heróis morreram de overdose – que herói é esse que não salvou a si mesmo? Por isso, não sigo ninguém. No Twitter? Só se me seguir de volta e olhe lá, vai depender de vários quesitos. Não existem heróis, pois, todos, até no ato mais caridoso, fazem por si mesmo.

De todos os meus heróis canastras que não nomeei aqui, tenho a sorte de não ter nenhum molusco nove tentáculos em minha lista. Tenho meus princípios e não me deixo sensibilizar pelas luzinhas de natal. E, quando não me deixo sensibilizar, também, faço por mim mesma. Minha opinião: é melhor fazer por si do que se aconchegar na capa de heróis nomeados, que antes de tudo são humanos volúveis – em grau menor ou maior.

Mas, não nomear heróis, não significa se apoiar em outras muletas: “é tudo ladrão” “ninguém presta” “o mundo está perdido” “não adianta discutir” “se conforme com a derrota”… Significa apenas evitar muletas.